Pular para o conteúdo principal

A rede de debate

Este texto é meu mesmo, porém, extraído de um blog usado só para a troca de ideias entre algumas pessoas específicas. Como tem a ver com o que falamos aqui, lá vai:


A proposta deste blog em ser um local de discussão positiva e propositiva em relação ao futuro do Brasil é desafiadora. Minha primeira contribuição talvez tenha demorado por causa disso. Como enxergar os pontos positivos no nosso atual momento? 


Bem, a crise financeira é uma constante por essas plagas e meu papel é salientar a centelha de boa cultura que possa vir a incendiar o coração da nação. Mas posso dizer que uma coisa a crise não tirou do brasileiro: os dispositivos de acesso à internet.

Essas belezinhas tecnológicas são como um amigo muito querido: ou estamos com ele sempre, ou desejamos ter por perto por mais tempo. De desktop à smartphone, ninguém vende o seu a ponto de ficar sem um ponto de acesso à rede mundial de computadores (que expressão ultrapassada). Sendo assim, o povo está nas redes sociais vendo notícias, xingando alguém, comentando e, alguns, pensando assuntos e se livrando das rádios popularescas para ouvirem músicas de melhor conteúdo musical, poético e intelectual!

O que acontece é que o debate ideológico, que antecede grandes decisões legislativas, é muito comum na web e, por mais baixo nível que seja, isso revela a opinião do povo sobre certos assuntos, o que pensam, como veem as coisas. E o fervilhar desses debates, que ainda estão mais para embates de tão truculentos, chegam às câmaras e ao senado como um reflexo da vontade da massa e despertam o interesse do políticos, principalmente dos oportunistas. A voz do povo, dos eleitores menos influentes e incautos, ainda que confusa, está se fazendo ouvir. E melhor: estão ouvindo outros argumentos e tendo a oportunidade de evoluir!


Artistas independentes revelam seus trabalhos com críticas ferrenhas, reflexões honestas e tudo o que não se vê na mídia de rabo preso! Assim, obras de arte chegam às mãos de muitíssimos brasileiros, gerando, no mínimo, novas perspectivas sobre os assuntos!

Porém, aqueles que sempre tiveram a primazia da representatividade nessa nossa recente democracia, os mais letrados e capacitados politicamente, ou até mesmo os de maior tradição e experiência com o "jogo", têm usado de artifícios falaciosos para manobrar o ímpeto indignado do brasileiro para suas causas, como um charreteiro que, a chicotadas, faz o gado puxar sua carroça.

Cabe aqui meu repúdio ao conteúdo da página do PT no Facebook, que se encaixa exatamente nisto que falo sobre "artifícios falaciosos (...) que, a chicotadas, faz o gado puxar sua carroça."

O desafio hoje é que a cultura do debate e da liberdade de expressão seja desenvolvida e aperfeiçoada, para que o brasileiro saiba ouvir o outro com intenção de chegar ao bem comum. Para isto é preciso que os moderados façam mais "barulho" do que os agitadores maliciosos da política, a fim de que indignação e inquietude resultem em ideias sábias e edificadoras para um país que planeje com ordem o seu progresso. Acho que, para esse objetivo, temos mais arte à favor do bem comum do que do bem partidário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma maravilha do século XXI!

Não sei você, mas eu não consigo ficar sem ouvir alguma coisa enquanto realizo tarefas cotidianas. E se estes momentos triviais puderem se transformar nos eventos do dia mais esperados?! Vou te dizer como! Antigamente, era normal as donas de casa ligarem o rádio pra ouvir as músicas e os programas da sua estação favorita, ou colocarem o CD da trilha nacional da novela, para ouvirem enquanto faziam as tarefas; outros ouviam suas seleções no mp3 (4, 5, 6, etc.) no percurso trabalho-casa. Agora, é possível (e muito fácil) ouvir programas maneiríssimos junto das músicas selecionadas e sem intervalos e onde quiser! Se você vir alguém na rua, no transporte, até no trabalho, sozinho com fones, rindo sem estar olhando nada engraçado, a chance de ele estar ouvindo um PODCAST é muito grande! Acontecimentos recentes, filmes e séries, esporte, cultura e tudo quanto se pode imaginar viram bate-papos de bar e/ou didáticos nessa mídia que a cada dia conquista mais adeptos! O podcast pode ser,

Por que o pai do rock é o Diabo?

Poucas coisas merecem um mês. Julho é o mês do rock e agosto é o mês dos pais. Juntando as duas coisas como pretexto, está na hora de falar sobre a figura mais emblemática do rock e suas crias: Diabo, o suposto pai do rock! Não é à toa que haja tal teoria, pois há algo ligado à religião na história do rock, MAS vamos encarnar o Ratinho e analisar o DNA pra revelar de quem é a verdadeira paternidade. O Rock n' Roll Music, quanto ao ritmo, nasce na fusão energizada entre Rythm and Blues e Boogie Woogie, juntando a pegada sentimental e sem pudor do primeiro e a levada dançante do segundo. Duas formas de expressão dos negros no EUA dos anos 50, em que a segregação racial era latente. E logo você vai descobrir o que isto tem a ver com religião. Os negros mantinham suas raízes emocionais e morais, as quais não condenavam o movimento dos quadris e nem os gritos, sempre acompanhados de movimentos condizentes com a profundidade de suas emoções. OU SEJA, um escândalo para a américa bra

Estamos trespassando o tempo sem dó

É incrível como na descontração e na folga podem surgir momentos profundos e produtivos (aliás, é deste fato que este blog fala, afinal)! Há alguns dias eu assistia, num famoso canal no Youtube, a um programa sobre Harry Potter, quando o apresentador contou como a autora teve a ideia do livro e a desenvolveu. Basicamente, ela ficou horas numa estação, esperando um trem, e teve tempo de desenvolver em sua mente as principais ideias do livro, que fez o sucesso que fez e, particularmente, me cativa. Agora, o que me deixou viajando foi o comentário do Castanhari: "Seria quase impossível o Harry Potter surgir nos tempos de hoje, né, porque, se você está há quatro horas esperando o trem, você está o que? Pensando no novo Harry Potter? Não. Você está no Twitter xingando as pessoas, que eu sei." SIM! Haha Este é o ritmo de vida de qualquer um que tenha um smartphone e participe de uma rede social (e nem vem, porque Wahtsapp também conta)! Então, pensei: Cara! Uma das coisas qu